CidadesGeralPolíciaPolítica

Governadores querem Força Nacional atuando no sistema de inteligência do Nordeste

Governadores do Nordeste assinaram na tarde desta terça-feira (06) um termo de cooperação, com todas as sugestões apresentadas hoje durante reunião.

Dentre os pontos mais importantes que compõe o documento, está a criação de uma coordenação para o sistema de inteligência especifica no Nordeste.
De acordo com Wellington Dias (PT), esse sistema será integrado por secretários de segurança indicados por cada governador, que farão um trabalho integrado da segurança pública. Ele afirmou ainda que a intenção é que as operações sejam executadas pelos agentes da Força Nacional.
“Nossa intenção é que a Força nacional atue no Nordeste, sobre nosso comando e que possamos montar uma estratégia para que os agentes sejam reconhecidos como da Força Nacional. Nós teremos uma coordenação desse sistema de inteligência no Nordeste e cada Estado terá a suas organizações próprias”, declarou.
Segundo o governador Wellington Dias (PT) o pedido por esse sistema foi quase unânime por parte dos governadores e segundo ele, o pedido por essa coordenação será enviado para o Ministro da Segurança, Raul Jungmann.
“Estamos encaminhando um documento ao ministro da segurança com a proposta para a instalação dessa inteligência integrada no Nordeste. Colocando o Ceará como o ponto para ter essa inteligência, para atender toda a região”, explicou durante a reunião.
Além de Wellington Dias, participam do encontro os governadores Flávio Dino (PC do B) do Maranhão, Camilo Santana (PT) do Ceará, Rui Costa (PT) da Bahia, Paulo Câmara (PSB) do Pernambuco, Robinson Faria (MDB) do Rio Grande do Norte, Ricardo Coutinho (PSD) da Paraíba, Renan Filho (PSD) do Alagoas Sergipe faltou o vice-governador Belivaldo Chagas (MDB).
Operações integradas
De acordo com secretário de Justiça, Daniel Oliveira a reunião tratou basicamente a respeito de operações integradas e conjuntas entre as polícias para o combate às facções e o crime organizado.
“O primeiro [eixo] é a reafirmação do compromisso de se ter um plano nacional no âmbito da secretaria pública e do sistema penitenciário. Além disso, com prioridade, estamos reafirmando o eixo de combate às facções e o crime organizado no Nordeste, através, de operações conjuntas e integradas entre polícia militar, civil e agentes penitenciários de todos os nove estados, evitando que essas facções do grupo organizado que estão sendo combatidos pelas forças armadas do Rio de Janeiro subam para os estados do Nordeste”, destacou.
https://youtu.be/t3Qjq9TVENk

Portal Az

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo