GeralPolítica

Senado tem disputa acirrada, diz pesquisa Amostragem/MN

O Piauí possui três cadeiras no Senado, sendo que duas delas, hoje ocupadas pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e a senadora Regina Sousa (PT), serão disputadas nas eleições gerais deste ano, como ocorre a cada oito anos.

Os senadores têm mandato de oito anos e a outra vaga do Senado é ocupada por Elmano Férrer (MDB), que só voltará a ser disputada nas eleições gerais de 2020.
A disputa pelas duas cadeiras piauienses no Senado está acirrada entre os candidatos sendo liderada pelo ex-governador Wilson Martins (PSB), seguido pelo ex-senador João Vicente Claudino (Sem partido), que é pré-candidato ao Governo do Estado, e o senador Ciro Nogueira, pré-candidato à reeleição.
Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, revela que Wilson Martins tem 24,54% das intenções de voto estimuladas para o Senado. O ex-senador João Vicente Claudino aparece com 16,97%. E o senador Ciro Nogueira possui 16,53% das intenções de voto estimuladas.
A senadora Regina Sousa, que quer disputar a reeleição, tem 13,9% das intenções de voto; o deputado estadual e pré-candidato ao Senado Robert Rios Magalhães (PDT), líder da oposição, tem 12,49% das intenções de voto estimuladas, seguido do pré-candidato ao Senado.

Pelo PSD, o deputado federal e presidente regional do partido, Júlio César Lima, tem 8,71% das intenções de voto; e o presidente regional do PDT, Flávio Nogueira, pré-candidato ao Senado, tem 6,68%.
Os eleitores indecisos sobre quem votar para o Senado equivalem a 25,68% e os eleitores que querem votar nulo ou em branco são 16,36%. Como a pergunta permite respostas múltiplas, a soma dos resultados supera 100%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano em 47 municípios do Piauí, registrada com o número PI-00411/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Ciro, João e Wilson lideram na espontânea

O senador Ciro Nogueira, o ex-senador e empresário João Vicente Claudino e o ex-governador Wilson Martins também lideram a pesquisa de intenções de voto espontânea para o Senado. Nesse tipo de levantamento, os eleitores respondem em quem vão votar sem o estímulo do pesquisador com os nomes dos pré-candidatos.
Ciro Nogueira aparece na frente com 1,5% das intenções de voto espontâneas para o Senado. O empresário João Vicente Claudino vem em seguida com 1,41% e Wilson Martins tem 1,14% das intenções de voto espontâneo.
Os outros candidatos ao Senado somam 4,96% das intenções de voto espontâneas; os eleitores indecisos somam 84,26% quando as intenções de voto são espontâneas e 9,41% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.
A pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano e está registrada com o número PI-00411/2018, no TSE. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.
Por Efrem Ribeiro

Um Comentário

  1. Se depender do meu voto eles nunca irão nem se candidatar.Este Ciro já era pra estar preso há anos um verdadeira abutre da política piauiense, o Wilson foi um dos mais incompetentes que já passaram pelo Karnak e durante seu governo tocaram fogo numa parte do centro administrativo que até agora nada foi esclarecido e o João outro que já foi senador e nada fez pelo estado,nada fez. UMA COISA É CERTA ELES ESTÃO ATRÁS DE UMA APOSENTADORIA NO SENADO POIS O EMPREGO É MUITO BOM.A hora da vingança do povo contra eles é agora nas próximas eleições, ficai esperto povo esperantinense eles vão aparecer por aqui mais cedo ou mais tarde para enganá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo