Esperantina adere ao projeto “musicalização através da flauta doce”
A música é uma das áreas de conhecimento presentes nos referenciais curriculares nacionais e no currículo elaborado no município, no entanto vem sendo ignorada em muitos contextos já que há profissionais de educação que alegam não ter preparo ou formação para desenvolver tais conteúdos junto aos alunos. Diante desse problema a prefeitura de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação firmou um convênio com o Instituto Santa Rita para implantar no município o projeto “musicalização através da flauta doce”.
O programa tem como objetivo alfabetizar musicalmente e ensinar professores a tocar a flauta doce, para que possam musicalizar crianças e adultos, contribuindo com futuros artistas e aproximando as pessoas da música. Trata-se de um programa de iniciação a formação de instrutores de flauta desenvolvido pela a Yamaha Musical do Brasil (programa sopro novo) com a parceria do Ministério da Cultura, desenvolvido no Piauí pelo o instituto cultural Santa Rita.
Os participantes são professores efetivos que trabalham com educação infantil ou ensino fundamental. Cada participante receberá um kit sopro novo e certificado no final das capacitações que acontecerá no mês de janeiro e que tem uma carga horária de 80h/aulas.
O programa é divido em seis etapas de capacitação e todas elas irão acontecer na cidade de Esperantina.Vale lembrar que além de Esperantina são cidades pólo também e estão desenvolvendo o mesmo projeto Barras, Piripirì e Teresina.
A primeira capacitação será nos dias 06 e 07 de novembro, sexta-feira e sábado respectivamente, no auditório da Secretaria Municipal de Educação com uma turma de 40 alunos representando os municípios de Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, Madeiro, Campo Largo, Matias Olímpio, São João do Arraial e Murici dos Portelas.
Colaboração: Carlos Araújo