Uma grande celebração foi realizada no último domingo (01), na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Joca Marques. Centenas de fiéis lotaram o templo e ficaram emocionados durante a cerimônia de consagração da Igreja presidida pelo bispo diocesano, Dom Alfredo Schaffler acompanhado do Padre Ribeiro.
Foram momentos que ficarão na lembrança de todos e que coroaram toda uma série de obras que foram desenvolvidas desde o ano de 1999, quando a comunidade da parte alta do município se reuniram e decidiram juntamente com a Prefeita da época, Janainna Marques, que a padroeira da comunidade seria Nossa Senhora de Fátima.
No 13 de maio de 1999 foi lançada a pedra fundamental para construção da nova igreja. No ano 2000 foi celebrado o primeiro festejo pelos Padre: Marlos e Américo, de Santa Quitéria – Ma, que trouxe uma imagem de Nossa Senhora do Santuário de Fátima em Portugal.
Em cada momento da celebração, com seu significado, foi possível reconhecer que, cada fiel, cada paroquiano, é uma pedra viva da Igreja. Em sua homilia, Dom Alfredo ressaltou a importância do rito e a alegria de sermos cristãos.
“Somos um templo edificado com pedras vivas, que alimenta-se do Sagrado Banquete da Eucaristia, a cada celebração. Por isso, o celebrante beija o Altar, como se estivesse beijando o próprio Cristo”(…) “Aqui é a Casa de Deus e a Casa do Povo de Deus,a Igreja peregrina nesta terra. Queremos que este templo seja sempre respeitado, assim como o templo que é o nosso irmão. Deus será sempre glorificado em cada um de nós”, acrescentou o Bispo.
Já o Padre Ribeiro ressaltou o grande esforço empreendido pela Prefeita Janainna Marques para concluir as obras da Igreja, desde o lançamento da pedra fundamental até a consagração. “ Janainna merecem todo o nosso reconhecimento, pois não mediu esforços para que tudo desse certo”, frisou ele.
No lado de fora da Igreja após a cerimônia foi apresentado um documentário retratando toda a história da construção do novo templo.
Colaboração: Antônio Neto