Esperantina sediou o IV Encontro Regional de Capoeira
Foi realizado na manhã de hoje (25), nas dependências do ginásio poliesportivo Didimo de Castro o “IV Encontro Regional de Capoeira”. O evento contou com a participação de capoeirista de várias regiões, bem como também, capoeirista vindo de Brasília e de Fortaleza.
Durante o evento houve a apresentação de alguns alunos especiais da entidade APAE do município de Esperantina, além da realização do tradicional batizado, discursos de agradecimentos e muitas outras atividades culturais.
De acordo com o esperantinense Gerson Costa Cunha Cardoso, um dos organizadores do evento, disse que um dos objetivos é graduar os alunos para que eles possam chegar a um nível de mestre no futuro e aproveitar o evento também para divulgar a Capoeira que é um esporte milenar.
Já o professor Antônio Filho conhecido no universo da Capoeira como Mucuim e que reside na vizinha cidade de Luzilândia aproveitou o evento para agradecer primeiramente a Deus e o apoio das autoridades municipais na realização do evento.
Segundo Mucuim o evento serviu também para conscientizar os jovens da importância da capoeira.
José Gualberto Neto, conhecido como mestre Tucano, residente na capital do Estado, falou que o evento é importante em função do intercâmbio desenvolvido entre participantes de várias cidades e até de vários Estados da federação.
Mestre Tucano declarou que a Capoeira, além, de tirar os jovens do caminho das drogas, desenvolve também conhecimento técnico e teórico, bem como, também, algumas manifestações culturais e sócio-educativas no praticante, objetivando a sua transformação em um bom cidadão.
Confira a cobertura completa do evento:
[nggallery id=331]