Um sonho mais antigo do que o próprio município de São João do Arraial está aos poucos se tornando realidade. Desde 1952, quando começou a existir uma organização de povoado, os habitantes dessa região e dos municípios vizinhos aguardam por uma estrada que facilite o descolamento das pessoas e principalmente, da produção e do comércio, gerando emprego, renda e desenvolvimento.
Em 2006, o Governador Wellington Dias atendeu a solicitação levantada pelo Prefeito Francisco Limma e firmou o compromisso de construir e asfaltar o trecho de 30 Km da PI 117, que liga o município de São João do Arraial à Esperantina.
Desde o seu início, a obra sofreu algumas interferências financeiras e naturais, como as crises econômicas – que provocaram o freio nos cofres públicos – e as fortes chuvas durante o período de inverno, que praticamente destruíram o serviço já feito. Após o último inverno, no primeiro semestre deste ano, 14 bueiros e 2 pontes foi o saldo da recuperação que teve de ser feita para dar continuidade à pavimentação da estrada. Mesmo com essas dificuldades, a obra não parou, nem foi esquecida pela administração pública, que continuou a buscar parcerias para resolver o problema.
Segundo o Prefeito Francisco Limma, os recursos envolvidos na obra já estão garantidos. “Cerca de 18 km do trecho será feito com recursos do Governo do Estado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Já os 13 km restantes serão finalizados através de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASP), conseguidos através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Osmar Júnior, no valor de 2 Milhões de Reais”, explica Limma.
Hoje, a espera de 57 anos chega ao fim e a pavimentação começa a tomar forma. Os primeiros 10 km do trecho, a partir da sede do município de São João do Arraial, já está em fase de aplicação do óleo asfáltico. Em seguida é a vez da brita para, finalmente, ser colocado o asfalto. De acordo com Ivando Damasceno, Secretário Municipal de Infra-estrutura, “a expectativa junto à construtora responsável é de que este trecho que vai da sede do município à localidade Faveira esteja completamente finalizado até o final de novembro”.
Apesar de ainda não se ter uma definição, o Prefeito Francisco Limma, juntamente com o Prefeito Chico Antônio, de Esperantina, a CODEVASP e a Secretaria Estadual de Transportes discutem juntos a possibilidade da próxima etapa de terraplanagem da obra partir de Esperantina, uma vez que há o entendimento de que nessa região o terreno é mais baixo e, portanto, mais vulnerável a alagamentos e danos no período das próximas chuvas.
“Eu e meus pais moramos nossa vida inteira nessa região desde quando não tinha nada aqui. E não me lembro de nenhuma vez que estivemos tão perto de ter uma estrada real, asfaltada, quanto estamos agora”, afirma seu João Nuca, residente da região desde seu nascimento, em 1936.
Quando questionado sobre as críticas dos que duvidavam da finalização da estrada, Francisco Limma é objetivo:
“Aquelas pessoas que são pessimistas, que não acreditam no trabalho sério, irão sempre tentar degradar as atitudes que mostram resultados positivos. Mas elas não são nossas prioridades. O que realmente nos interessa é perceber a felicidade no rosto das pessoas que entendem a importância de uma obra como essa para a geração de renda, para o deslocamento, o turismo, para o escoamento da produção, enfim, para o desenvolvimento do município e da região”, disse Limma.
Confira algumas imagens da estrada:
Com certeza é uma das obras mais importantes da região e vai facilitar o trânsito das pessoas entre nossas cidades. Parabenizo ao Prefeito Francisco Limma pela realização desse sonho tão antigo da população.
Não seria melhor esperar a conclusão da estrada pra dizer que “Sonho Vira Realidade” ?
Veja o exemplo das estradas adjacentes: Obras paradas e aparentemente, sem previsão de continuação.
Parabéns a essa administração do Prefeito Lima que a cada dia muda a cara do municipio de São João do Arraial, fazendo um excelente trabalho a frente do poder público e que sirva de exemplo para muitos administradores. PARABÉNS…
Ate que o objetivo dessa meladeira já foi alcançada se era so pra fantasia!