EducaçãoGeral

Servidores da Prefeitura de Esperantina denuncia prefeita por atrasos salarial no TCE-PI

Dezenas de servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Esperantina-PI protocolaram nesta segunda-feira (16/10) uma denúncia contra a prefeita do município, Vilma Carvalho Amorim, em virtude dos constantes atrasos salariais.

A denúncia foi assinada por aproximadamente cem servidores das mais diversas áreas e categorias profissionais do município.
A maioria dos funcionários efetivos do município ainda não recebeu o pagamento referente ao mês de setembro/2017. Os prestadores de serviços estão há mais de dois meses com salários atrasados.
De acordo com a denúncia dos servidores, a remuneração atrasada é um ato de omissão e ilegalidade da prefeita do município, sendo esta facilmente perceptível pela sociedade local, já que grande parte da população acaba por ser afetada por ela, abalando inúmeras famílias e a economia local.
“A irregularidade do pagamento dos servidores compromete o sustento próprio e de suas famílias, pois estes não estão conseguindo honrar com suas dívidas e compromissos junto a instituições bancárias, de crédito e junto a diversos comerciantes locais, além deste constrangimento sofrido, os mesmos tem um acréscimo de dívidas, não previsto no seu orçamento, que são os juros e correções monetárias das contas não pagas no dia do vencimento”, diz um trecho da denúncia dos servidores.
O frequente e injustificado atraso no pagamento do funcionalismo público gera a insegurança da administração pública, a insatisfação dos servidores e consequentemente a má-prestação dos serviços de relevância pública, como: saúde, educação, assistência social, entre outros, além de se tratar de uma prática ilegal e inconstitucional.
Na denúncia, os servidores estão pedindo o bloqueio das contas do município para garantir o pagamento integral do salário dos funcionários. Eles solicitaram também que o Tribunal de Contas apure as causas dos recorrentes atrasos de salários.
Apesar dos constantes atrasos salariais dos funcionários, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina-PI até o momento não se moveu nenhuma ação contra a prefeitura.
Veja copia da denuncia, abaixo:

Um Comentário

  1. è isso ai givanilda, tem que ter uma pessoa corajosa e que bote de forma literal “a cara a tapa”, vejo que tem muitos servidores com seu salario atrasado e calados, será medo de expressar a insatisfação, ou é vergonha de dizer que estar passando dificuldade financeira por conta do atraso e que nesta altura o comerciante já disse que não tem mais como fornecer enquanto não receber dinheiro,

  2. isto é muito feio para uma gestão do PT, que se diz serem honestos, probos, o servidor tem denunciar para receber seus proventos.
    E até onde eu sei a prefeita nunca pagou os proventos dos professores dentro mes trabalhado.

  3. Prefeita imagine como estão os servidores sem receber seus proventos
    seja humana procure pagar os servidores até o ultimo dia util de cada mes, não seja diferente, seja igual as prefetiras vizinhas que pagam dentro,
    Olhe, a prefeitura de batalha para os professores é todo dia 25 de cada mes.

  4. O sindicato e vereadores não se manifestam em face da população e país de famílias que também são os servidores,com suas contas atrasadas e o juro comendo.um único vereador se manifesta e os outros. E o sindicato que pagamos para lutar pelos nossos direitos.

  5. infelizmente não é só o sindicato, cadê os vereadores que muitos são funcionários e quando não os familiares; no entanto nenhum se manifesta, só fazem o que a gestora quer por interesse e por levarem vantagens, esquecem até que o mandato deles vai terminar um dia e que vão voltar as suas funções. cadê o ministério público que também não se manifesta. pelo visto o funcionalismo está como diz o ditado. “está no mato sem cachorro.” e hora do povo acordar e começar a se manifestar de uma forma ou de outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo