Geral

Universidade Aberta: 60 municípios são contemplados com polos

Na manhã desta quarta-feira (14) o governador Wellington Dias assinou as ordens de serviço para expandir a graduação a distância, através do Sistema Universidade Aberta do Piauí (Uapi).

A oferta de cursos superiores na modalidade Ensino a Distância chegará até setembro deste ano a 60 municípios. Dezenas de escolas da rede pública estadual passarão por reformas de adaptação para receber os alunos da Uapi, com um investimento médio de R$ 35 mil e serão entregues até o mês de agosto deste ano.

Segundo o governador, serão ofertadas 3 mil vagas, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), o Sistema Universidade Aberta do Piauí tem como objetivo expandir o ensino superior à distância.

“Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com 50 vagas por município. Pensamos no desenvolvimento e modernização do comércio local. Além de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, o curso ajudará a qualificar, inclusive, futuros gestores públicos”, explicou Wellington Dias.

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, falou em nome dos municípios beneficiados por este edital. “Agradecemos ao governador e a secretária Rejane Dias por levar o ensino superior aos lugares mais distantes do Piauí. Assim, poderemos sair da condição de expectadores para protagonistas do desenvolvimento através da Educação”, pontuou.

O segundo secretário da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Batalha, João Messias, representou a entidade na solenidade e destacou a importância do ato. “Esse é um momento histórico. Galgamos mais um passo em direção ao futuro, onde cada cidadão poderá ter seu curso superior sem sair de seu município. Posteriormente, poderão também cursar sua pós-graduação”, relatou.

O governador garantiu que até dezembro deste ano mais 77 municípios receberão polos da Uab, universalizando assim o ensino superior no Piauí.

Municípios beneficiados

Cajueiro da Praia; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina – zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo; Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí e Santa Filomena.

CCOM

Um Comentário

  1. Em Esperantina o polo parece um monte de escombros com lama, mato e uma total falta de estrutura técnica e profissional para atender os alunos universitários.E quanto ao curso da matéria não conheço esta Universidade ABERTA ,o diploma é da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI. Quem é o aliado político do governo do estado aqui da região que manda na UESPI-ESPERANTINA,nomeia funcionários sem concurso e parte administrativa?Se alguém souber a resposta nos informa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo