Pesquisa do Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pública(Amostragem) mostra uma liderança do governador Wellington Dias,com 55,58% das intenções de voto, seguido do senador Mão Santa se as eleições gerais de 2010 fossem realizadas hoje.
O governador Wellington Dias (PT) e o senador Francisco de Assis de MoraesSouza, o Mão Santa (PSC), seriam os eleitos para as duas vagas que o Piauí tem no Senado, aponta pesquisa do Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), realizada entre os dias 25 a 28 de setembro com 1.137 eleitores de 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí.
Wellington Dias, segundo mostra a pesquisa, lidera a disputa para o Senado com 55,58% das intenções de voto estimuladas e o senador Mão Santa tem 30,17% das intenções de voto para ser reeleito. Em 2010, Mão Santa concluirá o seu mandato de oito anos no Senado e a pesquisa mostra que pode permanecer por mais oito anos.
Em terceiro lugar, empatados tecnicamente, estão o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vereador Firmino Filho (PSDB), com 26,21% das intenções de voto estimuladas, e Heráclito Fortes (DEM), com 25,51%.
O secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães (PC do B), obteve 16,01% das intenções de voto estimuladas para senador.
O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) tem 12,4% das intenções de voto para o Senado. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themistócles Sampaio Filho, também do PMDB, tem 4,75% das intenções de voto estimuladas para o Senado.
O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor de Bioestatística da Universidade Federal do Piauí, João Batista Mendes
Teles, disse que na possibilidade de Firmino Filho não ser candidato ao Senado, quem se beneficia com isso é o senador Heráclito Fortes, se aeleição fosse realizada hoje.
Os eleitores que não sabem sabem ou não opinaram sobre as candidaturas ao Senado somam 3,17% e os que pretendem anular ou não votam em ninguém para o Senado representam 4,49%.
Foram pesquisados os eleitores residentes nas zonas urbanas dos municípios de Piripiri, Barras, Esperantina, Miguel Alves, Parnaíba,
Luís Correia, Piracuruca, Teresina, União, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Amarante, Regeneração, Água Branca, São Pedro do Piauí, Palmeirais, Valença, Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Landri Sales, Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio,
Floriano, Itaueira, Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí, Gilbués, Cristino Castro, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Caracol,
Anísio de Abreu, Corrente, Curimatá, Avelino Lopes, Picos, Ipiranga do Piauí, Pio IX, Francisco Santos, Alagoinha do Piauí, São João do Piauí, Paulistana, Jaicós, Simões e Simplício Mendes.
A margem de erro é de 2,85%, para mais ou para menos.
Disputa fica acirrada entre três candidatos
O Jornal Meio Norte e o Instituto Amostragem estimularam outro cenário para a disputa pelo Senado, agora envolvendo só os nomes do governador Wellington Dias, os senadores Mão Santa e Heráclito Fortes e os secretários Firmino Filho e Robert Rios e os resultados foram os seguintes: Wellington Dias ficou com 57,08% das intenções de voto; o senador Mão Santa ficou com 31,93%. Firmino ficou com 30,43%, o senador Heráclito Fortes, com 27,09%, e Robert Rios com 19,09% das intenções de voto. Os indecisos totalizaram 3,69% e os que não pretendem votar em ninguém ou anular os votos são 4,13%.
Índice de rejeição de WD é o menor
O candidato à reeleição para uma cadeira no Senado, Mão Santa, é o que tem maior rejeição dos eleitores. Na pesquisa Jornal Meio Norte-Instituto Amostragem, o índice de rejeição de Mão Santa é de 29,29%. O secretário Robert Rios tem 20,40% de rejeição, o senador Heráclito Fortes tem 19,61% de rejeição dos eleitores, Themístocles Filho tem 15,22%, Marcelo Castro tem índice de 13,9% de rejeição, Firmino Filho, 13,10%; e o governador Wellington Dias, 11,08%.
Os eleitores que não quiseram ou não souberam manifestar seus votos são 8,53%; e os que não rejeitam ninguém, 10,5%. A pesquisa para medir a rejeição dos candidatos ao Senado é estimulada, na qual o entrevistador apresenta os nomes as pessoas.
Fonte: Jornal MN
EU, PE. EDILBERTO ALVES DA COSTA, NATURAL DE CIDADE DE MANOEL EMIDIO SUL DO PIAUI, ATUALMENTE, MORO EM SÃO PAULO, E TODAS AS FÉRIAS ESTOU NA MINHA CIDADE NATAL. QUERO ATRAVES DESTE E-MAIL, MANIFESTAR MINHA TRISTE E INDIGNAÇÃO COM A REALIDADE DAQUELE PEQUENO TRECHO DE ESTRADA ENTRE MANOEL EMIDIO E BERTOLINIA, SUL DO ESTADO. ALI VIROU UMA VERGONHA NACIONAL PELO POUCO CASO QUE NOSSOS POLITICOS TEM FEITO COM AQUELA POPULAÇÃO. EU ESTIVE LÁ EM JUNHO E PEDI A POPULAÇÃO QUE ESTIVESSE VERGONHA E NÃO VOTASSE PARA SENADOR E DEP FEDERAL, POIS O VOTO DEVE ESTÁ DEFENDENDO OS BÁSICOS DO CIDADÃO, IR E VIR, CASO QUE NÃO ACONTECE NAQUELE MUNICIPIO, POIS SE VOCÊ VAI NÃO VOLTA, COM TANTO BURACO. AQUILO É UM DESCASO COM AQUELA GENTE. FAÇO UM APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES DO NOSSO ESTADO, QUE TOMEM UMA PROVIDENCIA. PE. EDILBERTO