GeralSaúde

Mais de mil pessoas participam da Caravana em Defesa do SUS

SESAPITodos em Defesa do SUS. Este é o tema que marcou a abertura do Ato Político de Lançamento da Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde, iniciada na manhã de hoje, 18, no Centro de Artesanato. A ideia é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação.

No Piauí, o assunto reuniu mais de mil profissionais na área da saúde. “É um momento rico e importante. Eu venho defendendo esse grande patrimônio que nós temos, e que é mal vendido na sociedade. Estamos tentando mudar isso, e é preciso que cada um de nós refaça o seu discurso. O povo quer o melhor, e o melhor, é a transformação do SUS em um patrimônio imaterial da sociedade”, disse o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho.

O SUS atinge uma cobertura de 100% da população de todo o Brasil. “O SUS tem muita coisa positiva para mostrar. O diálogo com a população vai servir para que essa imagem negativa que muita gente tem, não cubra as coisas boas que ele oferece. O SUS tem uma cobertura que é de 100% da população brasileira, mas tem muita gente por aí, que ainda abre a boca para dizer que não precisa desse sistema, porque tem um plano de saúde, mas que na verdade, essas mesmas pessoas, se um dia precisarem de uma hemodiálise, ou mesmo de um transplante, não pense ela que o plano paga, pois quem arca com essa despesa é o SUS”, afirmou o presidente nacional do conselho de Saúde, Francisco Batista Júnior.

Paralelo ao Ato Político, durante todo o dia da Caravana haverá apresentação de atrações artísticas e culturais na Praça Pedro II. Para a enfermeira Mariana Gomes, este é um passo para mudanças. “As pessoas vão sair daqui bem mais esclarecidas e com uma visão diferente, uma visão de melhoria para o nosso Sistema Único de Saúde”, destacou.

A Caravana em Defesa do SUS é uma realização do Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e por meio da secretaria estadual da Saúde do Piauí. A proposta do evento faz parte da Agenda Política do CNS, que inclui temas como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

Um dos pontos importantes do evento é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet.

A Caravana segue no mês de outubro para os estados de São Paulo, Sergipe, Pará, Minas Gerais e Alagoas. Ela já percorreu 12 estados brasileiros.

Confira a programação:

9h – Ato Político de Lançamento da Caravana em Defesa do SUS. (Local: Praça Pedro II)
10h – Painel: “Avanços e Desafios do SUS”. Apresentação do Conselho Nacional de Saúde. (Local: Auditório Mestre Dezinho)
12h – Intervalo para almoço
14h – Painel: “Avanços e Desafios do SUS no Estado”. (Local: Auditório Mestre Dezinho).
Debatedores
16h – Painel: “SUS como Patrimônio da Humanidade”. Apresentação do Ministério da Saúde (Local: Praça Pedro II)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo