CidadesGeral

Milhares de pessoas estão sendo aguardadas para a V Edição da tradicional Festa do Bode em Batalha

Prefeito Amaro MeloNo próximo final de semana a vizinha cidade de Batalha que tem como prefeito o empresário e agropecuarista, Amaro Melo se transformará na terra do Bode. Isso porque acontecerá entre os dias 18 a 20 de setembro, no Centro de Convivência dos Idosos, na zona urbana do município a V Edição da Festa do Bode.

O evento promove a economia da cidade através da potencialidade que é a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na região norte do Estado.

Vista Panorâmica de BatalhaA cidade já se prepara para receber os inúmeros visitantes que lotam hotéis, pousadas domiciliares; aumentam o movimento de restaurantes, lanchonetes e bares; e adquirem produtos turísticos. A Festa do Bode fez surgir outras vertentes da economia em Batalha a exemplo do artesanato, da gastronomia, do turismo e da bacia leiteira.

“A Festa do Bode de Batalha é um evento que a cada ano se consolida em geração de negócios, seja em ovinocaprinocultura, gastronomia ou turismo. Ou seja, a festa despertou outros setores da economia do município, o que tem colaborado de forma significativa para a geração de trabalho e renda”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves NuneUlissses Nunes e Delano Rochas de Moraes.

Durante o evento, acontecerá ainda o 2º Leilão dos Cocais, com a presença de criadores e de animais puros de origem.

“A festa vai, mais uma vez, movimentar a economia de Batalha e das cidades vizinhas. Teremos exposição e comercialização de animais, leilões, artesanato e uma praça de alimentação, que será um dos pontos fortes do evento. Estamos, juntamente com o Sebrae, organizando uma grande festa”, informa o prefeito de Batalha, Amaro Melo.

Entrada da FestaA V Festa do Bode é uma realização da Prefeitura Municipal de Batalha em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí e Governo do Estado.

Atrações

Feira de artesanato, gastronomia à base de caprinos e ovinos, roteiros turísticos, shows com artistas locais e regionais e leilão de animais de raça estão entre as principais atrações da festa. O Sebrae já está capacitando os empreendedores de Batalha para que possam bem receber o público durante os três dias de evento.

Esta semana, vinte e cinco artesãs do Povoado Frexeiras, zona rural de Batalha, estão participando de consultorias técnicas para a criação de uma coleção de bolsas, carteiras e sandálias confeccionadas em palha de milho.

Criação de roteiros turísticos, atendimento qualificado aos turistas, gastronomia à base de caprinos e ovinos, educação ambiental, aperfeiçoamento para garçons, corte padronizados de ovinos e caprinos, conservação de forragem para animais, sabor e gestão são as consultorias e treinamentos que serão aplicadas aos empreendedores de Batalha até a realização da festa.

Elcio  Nunes“Será montada uma praça de alimentação com quatorze estandes, onde os pratos principais serão à base das carnes de bode e carneiro. Além disso, outros vinte e três espaços serão destinados ao artesanato, ao frigobode e ao leilão”, informa o gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio de Lima Nunes.

De acordo com o gerente, durante a V Festa do Bode estima-se que cinquenta mil pessoas circulem pelo Centro de Convivência dos Idosos de Batalha.

“A festa contará com mais de cem baias para exposição dos animais, o que deve movimentar um valor significativo em negócios. A Unidade Móvel do Sebrae estará disponível para realizar exames parasitológicos dos animais, de acordo com as necessidades dos expositores. Os produtores terão também a oportunidade de participar de palestras e clínicas tecnológicas, com assuntos relacionados às novas tecnologias de gestão e de processos da cadeia da ovinocaprinocultura”, explica o gestor do Projeto Aprisco da Região Norte do Francisco ValSebrae no Piauí, Francisco das Chagas Val Filho.

Vão acontecer também consultorias em gestão e acompanhamento do evento e higiênico-sanitárias. Na avaliação do coordenador do evento da Prefeitura de Batalha, Júnior Rodrigues, nesta edição, a Festa do Bode está focada na exposição e comercialização de animais.

“Nossa expectativa em relação ao evento é a melhor possível, mas o principal foco da festa este ano será a comercialização de animais e também a inovação tecnológica no setor da ovinocaprinocultura”, afirma Rodrigues. De acordo com o coordenador, haverá ainda a presença de agentes financeiros como Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que vão colocar à disposição dos produtores linhas de crédito específicas para a aquisição de animais.

Desfile da RainhaOutras atrações da festa serão a eleição da Rainha da Festa do Bode, apresentações de grupos folclóricos e musicais, realização do fórmula bode, eleição do bode mais enfeitado e shows com bandas regionais.

“O Piauí tem uma tradição econômica em ovinocaprinocultura. A Festa do Bode de Batalha é um exemplo de que, ao ser desenvolvida coletivamente, tendo capacitações em manejo, em cortes padronizados, em comercialização, a ovinocaprinocultura é uma atividade economicamente viável, que garante uma renda extra para milhares de produtores tanto de Batalha, quanto do restante do Estado”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A Ovinocaprinocultura

ovinocaprinoculturaBatalha tem uma forte vocação para a criação de ovinos e caprinos, cujo rebanho é considerado o segundo maior do Estado com mais de cinqüenta e seis mil cabeças. Desde 2005, quando foi realizada a primeira Festa do Bode, a atividade vem ganhando espaço através de treinamentos, acesso a novos mercados e do surgimento de outras oportunidades de trabalho.

A Cidade

O povoamento da cidade de Batalha teve início no século XVIII. A origem do nome surgiu depois de uma luta travada entre colonizadores portugueses e os índios que já habitavam a região. Um dos monumentos erguidos nesta época foi a Igreja de São Gonçalo, padroeiro da cidade, que começou a ser construída em 1794 e concluída em 1814. Por ter essa característica histórica, a igreja é considerada notável pelo tamanho e solidez.

Em 1853, a região foi elevada a Freguesia de São Gonçalo de Batalha; Vila de São Gonçalo, em 1855; Vila de Campos Sales, em 1899; Vila de Batalha, em 1910, e em 1938, finalmente, elevada a município com o nome definitivo de Batalha.

Com área de 1.553,84 km², limita-se ao norte com São José do Divino e Esperantina; ao sul com Piripiri e Barras; a leste com Brasileira, São José do Divino, Piracuruca e Piripiri; e a oeste com Barras e Esperantina.

A cidade tem uma população de quase vinte e sete mil pessoas, entre moradores das zonas urbana e rural, com vocação econômica para a pecuária e para o cultivo de culturas tradicionais como arroz, mandioca, feijão e milho. Na pecuária, destaca-se a ovinocaprinocultura. O clima da cidade é quente durante todo o ano, principalmente entre os meses de setembro a dezembro. O inverno, de dezembro a maio, é intenso e os meses de maio a agosto têm temperatura mais amena.

Cachoeira do UrubuCachoeira do Urubu

Situada entre os municípios de Batalha e Esperantina, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, por onde corre o Rio Longa, possui várias quedas d’água que formam cachoeiras e transformam o local num ponto turístico bastante visitado durante todo o ano. O parque possui uma infra-estrutura formada por hotel, restaurante e parque de diversões.

Fonte: Sebrae – PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo