A Prefeitura Municipal de Esperantina, administrada pela prefeita petista, Vilma Carvalho Amorim, até o exato momento ainda não pagou o Abono Férias dos Professores, da rede pública municipal de ensino.
Apesar do pagamento do referido Abono, já constar nos contracheques do mês de dezembro/2016, os Professores da rede pública municipal, até o momento ainda não receberam o referido beneficio trabalhista.
O fato é que na abertura da Semana Pedagógica, que foi realizada no ultimo dia 24/01, a prefeita do município, Vilma Amorim (PT), chegou a informar que as folhas de pagamento já estavam prontas e que só não tinha feito a transferência ainda devido a troca das senhas das contas da prefeitura. Na ocasião, a gestora levou um funcionário do Banco do Brasil para dar explicações sobre a burocracia das trocas de senhas.
Quando a prefeitura deixa de pagar salários aos funcionários ela está cometendo um crime, de acordo com a Constituição Federal no inciso X, art. 7º. A lei é clara ao colocar que o não pagamento dos salários é considerado crime doloso, ou seja, um crime intencional.
Vale ressaltar que somente no mês de janeiro deste ano a prefeitura já recebeu o montante de R$ 3.902.810,54 (três milhões, novecentos e dois mil, oitocentos e dez reais e cinquenta e quatro centavos).