Programação especial comemora 115 anos do Theatro 4 de Setembro
Este ano, o Theatro 4 de Setembro faz 115 anos e para comemorar em grande estilo, a Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) preparou uma programação especial para festejar a data. A partir das 19 horas, desta sexta-feira, dia 4 de setembro, o público amante do teatro e da arte vai ser recepcionado na entrada do maior teatro do Estado pelo Balé Popular do Piauí da Escola Estadual Lenir Argento.
A recepção será seguida da solenidade de abertura e, logo após, será apresentado micro-monólogo com a atriz Lari Sales. O público presente também será contemplado com mostra de vídeo em homenagem ao aniversário do Theatro, além da entrega de certificados a várias personalidades consideradas amigas do 4 de Setembro.
Às 20 horas, tem ainda show com gravação do DVD do cantor Júlio Medeiros, seguido de parabéns e corte de bolo comemorativo aos 115 anos do Theatro. Todas as atrações do 4 de Setembro oferecidas nesta noite são gratuitas.
Grupo de senhoras faz nascer maior casa de espetáculos do Piauí
A idéia de construir uma sede definitiva para a realização de espetáculos teatrais em Teresina partiu de um grupo de senhoras da sociedade local, tendo em vista que as casas anteriores não ofereciam nenhum conforto e possibilidades técnicas. Esse desejo fora, então, comunicado ao Presidente da província do Piauí, o Dr. Theophílo dos Santos, no dia 04 de setembro de 1889.
Como resultado dessa iniciativa, ocorreram muitas festividades em torno da causa sendo logo proposto que o futuro teatro recebesse o nome de Theatro 4 de Setembro, em homenagem àquela data.
Depois de muitas polêmicas e divergências quanto ao local onde o Theatro deveria ser construído e de toda uma trajetória de espetáculos, o 4 de Setembro fora tombado pelo Governo do Estado, no dia 17 de junho de 1994, através do Decreto nº 9198. A partir de então, tornou-se possível a criação e execução do Projeto de Restauração da Praça Pedro II, culminando com uma reforma e revitalização completa do edifício do Theatro nos anos de 1997 e 1998, através de recursos federais.
Há pouco mais de seis meses, o Theatro 4 de Setembro passou por uma recente reforma, recebendo poltronas novas, com piso totalmente mudado, além da substituição de todo o revestimento de carpete e melhoria na visibilidade dos pisos superiores. A reforma foi orçada em cerca de 1 milhão e duzentos reais e permitiu que a maior casa de espetáculos do Piauí passasse a receber, com todo o conforto,o público que sempre a prestigia.
Estrutura e Coordenação
O Theatro 4 de Setembro é um espaço com 555 lugares, com recursos de som e iluminação próprios para a apresentação teatral (adulto e infantil) de dança e de humor. O Theatro faz parte do Complexo Cultural do Clube dos Diários, configurando um verdadeiro celeiro para a arte e a cultura local e nacional. A direção e manutenção do Teatro encontra-se, atualmente, sob a responsabilidade da FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí.