Geral

APAE de Esperantina realiza Semana Nacional do Excepcional

Palestra APAECom o tema: “Quebre a resistência e tome uma atitude: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual” a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Esperantina, está realizando desde o dia 21 e com encerramento previsto para acontecer no próximo dia 28 a Semana Nacional do Excepcional com a realização de várias atividades.

Célia CavalcanteA atual Diretora da Escola, Célia Cavalcante declarou que um dos objetivos da Semana Nacional do Excepcional é o de sensibilizar a comunidade com relação a acessibilidade da pessoa com deficiência intelectual sendo necessário uma mudança de atitude para o convívio social.

Célia explicou que durante toda a semana acontecerá uma programação bastante diversificada onde será realizado desde o Circuito APAE de Palestras a atividades esportivas.

Danielle MarquesA palestra realizada nesta terça-feira (25), foi proferida pela Dra. Danielle Marques – Psicóloga, especialista em Saúde Mental, Psicologia Clinica e Terapia Comunitária que abordou vários assuntos: “A história da Inclusão Escolar no Brasil”, A Acessibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual, no Processo de Inclusão Escolar” e o Papel da APAE, Escola e Família”.

Participantes da palestraVale ressaltar que a palestra do dia contou com a participação de vários profissionais da área , professores e uma comitiva da APAE da cidade de Pedro II que vieram exclusivamente prestigiar o evento.

Para a professora da cidade de Pedro II, Aparecida Benicio a Semana Nacional do Excepcional é uma caminhada para que as APAE’s não venham a morrer no futuro e que seja sempre um ponto de sustentação para os alunos inclusos das escolas normais.

Participantes de Pedro IIConfira a programação:

Dia 26 – quarta-feira

Horário: 08:00 horas
Palestrante: Dra. Nicoly Santos – Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Oral com Enfoque em Fonoaudiologia Hospitalar.
Assunto: “Detecção dos atrasos e distúrbios de linguagem / aprendizagem dentro da sala de aula”.

Aparecida BenicioHorário: 10:00 horas
Palestrante: Dra. Lennara Carnib – Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Oral com Enfoque em Fonoaudiologia Hospitalar.
Assunto: “Distúrbio de leitura e escrita abordados pelo fonoaudiólogo numa visão de tratamento”.

Horário: 14:00 horas
Palestrante: Dra. Maria do Socorro Lima – Fisioterapeuta, especialista em Pediatria e Neonatologia em UTI.
Assunto: “Abordagem das principais patologias encontrada na escola especial (paralisia cerebral, síndrome de down, autismo e retardo mental) e como os professores podem contribuir, e/ou lhe dar com elas”

Horário: 16:00 horas
Palestrante: Dra. Alice Meireles – Terapeuta Ocupacional especialista em oncologia.
Assunto: “A importância do brincar para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual”.

Dia 27 – Quinta-feira

Evento: Atividade esportivas
Local: Ginásio Nogueirão
Horário: 08:00 horas

Veja alguns momentos da palestra:

Participantes da palestraParticipantes da palestraParticipantes da palestra

3 Comentários

  1. Parabéns aos dirigentes da APAE, o Sr. Emerson e Sra. Célia, pela dedicação e carinho como conduzem a APAE, em especial pelo evento realizado, que serve para despertar em nossos corações não somente a solidariedade mas atitude e iniciativa que devem morar efetivamente nas nossas consciencias. Abraços Evandro Alencar

  2. As Apaes precisam ser investigadas todas elas, viraram cabide de emprego e fonte de arrecadação, coisa que acontece na Apae da cidade de Olimpia/SP, aqui ocorrem maus-tratos, coação, abandono intelectual, dopim dos alunos com calmantes e pedofilia. Tudo esta sendo investigado pelo ministerio publico.

  3. Gostaria de comentar sobre o que diz o Sr. Robert ,em relação a APAE,caso a entidade de sua cidade esteja nesse ponto gostaria de ressaltar o grande trabalho e preocupação que a Apae da cidade de Roseira interior de São Paulo tem com seus alunos ,o trabalho é tão sério que ela é chamada de Escola de E ducação Especial pelo trabalho maravilhoso desenvolvido por seus profissionais, pena que a Apae de sua cidade esteja como o Sr.diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo