Olimpíadas de Matemática: alunos de Esperantina participam da primeira etapa
Com o tema: “Somando Novos Talentos para o Brasil” aconteceu hoje, (25), em todo o país, a primeira etapa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). As Olimpíadas é uma competição nacional de matemática entre as escolas públicas, seguida de programa de iniciação científica Junior para alunos premiados.
Ela é dirigida às Escolas públicas Municipais, Estaduais e Federais. A OBMEP é uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Um dos objetivos da olimpíada é estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, como também contribuir para a melhora da qualidade da Educação Básica.
Participam das olimpíadas os alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental das escolas públicas, alunos do Ensino Médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir dos anos finais do ensino fundamental (5 à 8ª série/6º ao 9º ano) e ensino médio.
Pela manhã na Escola Municipal Umbelino Rebelo, por exemplo, foi registrado uma grande movimentação de alunos comentando sobre as provas. Para alguns estudantes a prova não foi muito difícil, tanto é que por volta das 08:00h30min, alguns destes alunos já haviam concluído o teste.
As provas foram aplicadas em três níveis, nível 1- para alunos de 5ª e 6ª série; nível 2-para alunos de 7ª e 8ª série e nível 3 – para alunos do Ensino Médio.
Lembrando que esta é a primeira fase das olimpíadas e a prova é objetiva, de 20 questões, aplicada em cada escola.
A correção é feita pelos professores das escolas, a partir das inscrições e gabarito elaborados pela OBMEP.
Na segunda fase que acontece no mês de outubro participarão somente 5% dos alunos em cada nível, obviamente aqueles que obtiverem melhor pontuação nesta primeira etapa, a prova será discursiva, de 6 a 8 questões, e será aplicada nas escolas Leonardo das Dores e José Nogueira de Aguiar, por uma equipe de Teresina.
O resultado final só será divulgado no dia 11 de dezembro e os alunos que conseguirem melhor pontuação receberão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de estudos e certificados.
Já os professores que conseguirem melhor pontuação em suas Unidades da Federação serão homenageados com placas e coleção de livros.
As escolas que se destacarem receberão kits de material esportivo, livros e vídeos e as Secretarias de Educação, Municipais e Estaduais, de acordo com suas pontuações receberão troféus.
Colaboração: Carlos Araújo