Geral

Situação do trânsito de Esperantina é novamente discutida por autoridades

Autoridades reunião do transitoVárias autoridades e representantes da sociedade civil organizada estiveram reunidos na entidade AMARE na tarde da última quarta-feira (19), debatendo a verdadeira situação atual do trânsito da cidade de Esperantina.

Entre as autoridades participantes estavam o prefeito Municipal, Chico Antônio, o Diretor Geral do DETRAN-PI, Dr. Jesus Rodrigues, a Juíza de Direito da Comarca Walter Carvalho Miranda, Dra. Elvanice da Frota Gomes, o Coordenador da AMARE, João Alemão e tantas outras representatividades do município.

João AlemãoDurante a reunião o Coordenador da Campanha amigos de Ritinha, João Alemão, fez um relato da quantidade de mortes e acidentes que aconteceram no passado no município e de como se originou a referida campanha.

João alemão chegou a dizer que somente no ano de 2008 foram 19 vidas ceifadas, enquanto ,397 outras pessoas ficaram com ferimentos ou até mesmo seqüelas vitimas de acidentes relacionados ao trânsito.

O Coordenador da AMARE, chegou a citar como um péssimo exemplo o ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia que nunca obteve uma carteira de habilitação e mesmo assim, dirigia normalmente sem ser incomodado por ningém,  inclusive chegou a ser responsabilizado pela crime de  um policial militar no trânsito.

João finalizou a sua fala afirmando que a campanha amigos de Ritinha foi idealizada para salvar vidas e não para perseguir ninguém, como algumas pessoas comentam.

Chico AntônioO prefeito Chico Antônio por sua vez disse que a campanha amigos de Ritinha deu um grande efeito no comportamento da população que está compreendendo a necessidade de organização do transito.

De acordo com o prefeito reconhece que a prefeitura tem que fazer também o seu dever de casa no que se refere a estrutura organizacional da cidade, principalmente no conserto das Ruas.

Dr. Jesus RodriguesDr. Jesus Rodrigues disse que tem consciência da problemática do trânsito no município de Esperantina. Segundo o Diretor declarou que vai dá total apoio a todas as iniciativas que vierem para melhorar a situação do trânsito na cidade.

O Diretor afirmou que inicialmente será desenvolvido no município um trabalho de conscientização mas no futuro com certeza será aplicado a Lei.

Dra. Elvanice GomesDra. Elvanice Gomes, disse que a situação de Esperantina relacionada a questão de trânsito se transformou em uma verdadeira anarquia e a situação é de impotência. De acordo com a magistrada todos devem arregaçar as mangas e agir com rigor e seriedade.

Confira a cobertura completa do encontro:

[nggallery id=258]

2 Comentários

  1. Parabenizo a iniciativa das autoridades de Esperantina pela campanha, e qostaria de deixar aqui minha opinião. A Prefeitura deveria era criar uma guarda municipal, estabelecendo atribuições nas atividades de segurança pública, adequadra capacitação, inclusive também para a área de trânsito, criando uma fiscalização intensiva, rigida, naqueles pontos críticos da cidade onde o registros mostram acidentes fatais, promovendo e apoiando campanhas educativas e informativas para prevenir acidentes e também punindo com rigor os responsáveis, com vistas a reduzir a impunidade, o desrespeito à vida e o compromisso falho que essas pessoas demostram com os direitos e deveres da cidadania. Uma guarda para agir não só na cidade, como também intensificar atividades de patrulhamento nas estradas do município, em estreita cooperação com órgãos estaduais, tais como policia militar e detran, operações especiais, invertir também em tecnologia da informação e equipamentos que permitam aumentar o grau de eficiência e eficácia na fiscalização, do trâsito.

  2. A questão do trâsito em Esperantina também deve ser incluída nos cursos escolares, de modo a estimular o contato e a convivência de jovens com o trânsito, com o objetivo de promover maior responsabilidade, com campanhas educativas e informativas nas escolas para reduzir e prevenir acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo