Grandes debates marcaram o encerramento da Conferência Territorial de Comunicação
A Conferência de Comunicação do Território dos Cocais e da Planície Litorânea, que iniciou na noite da ultima sexta-feira (14) e finalizou neste sábado (15), na cidade de Esperantina, foi marcada pelo grande debate entre os participantes de vários segmentos da Comunicação da região norte do Estado.
O evento aconteceu nas dependências da casa São Vicente, onde no final das discussões foram escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual que acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro em Teresina.
Durante o evento foram abordados vários assuntos como: os princípios da comunicação, comunicação como direito humano, rádio e TV comunitária, Internet, telefonia fixa e móvel e comunicação regional. Os participantes se revezaram ao microfone dando sugestões, refletindo e apontando diretrizes e ações. À tarde, foi realizada a plenária e os conferencistas puderam debater as propostas apresentadas.
Vale ressaltar que os participantes da Conferencia propuseram a criação de um conselho de comunicação Estadual de caráter deliberativo com as funções de monitorar a mídia no Estado, facilitar a outorga das emissoras de Rádio e TVs Comunitárias, além de receber e apurar denúncias sobre a programação das emissoras de rádio e TV. Outra proposta foi a introdução da disciplina “Leitura Critica da Comunicação” no ensino médio das escolas públicas do Estado. Além disso, os conferencistas sugeriram mudanças na lei 9.612, que trata das rádios comunitárias.
No final da Conferencia todos os participantes assinaram um documento de repúdio pelos pessimos serviços de telefonia fixa e celular e de internet no Piauí. A Monção de repúdio foi feita pelo jornalista Orlando Berti e será entregue as autoridades competentes.
O prefeito municipal de Esperantina Chico Antônio também foi conferir de perto as discussões sobre comunicação.Segundo o prefeito o assunto é muito importante e merece ser amplamente discutido.
Para o jornalista Oscar de Barros a Conferência de Esperantina foi bastante positiva pela riqueza dos debates. Segundo o jornalista os participantes demonstraram muito conhecimento dos assuntos abordados.
O radialista Neto Santos da cidade de Pedro II, considerou como um momento mágico para o amadurecimento do debate para uma comunicação democrática e que venha de verdade servir a comunidade local.
Já o jornalista Humberto Coelho, disse que a Conferência de Comunicação é um espaço para discussões dos processos e dos modelos de comunicação. De acordo com o jornalista considerou como um momento impar para discutir a comunicação no pais.
Padre Hernesto Pereira, disse que o debate veio contribuir de certa forma para a democratização dos meios de comunicação especialmente relacionado a cidade de Esperantina. Segundo o vigário a conferencia ajudou a amadurecer a idéia nas pessoas no sentido de que se possa cobrar dos governantes uma comunicação de qualidade e que venha de fato beneficiar a população em geral.
Confira a cobertura completa da conferencia:
[nggallery id=254]
Este Padre é um abestado! Porque ele não faz uma conferência na paóquia para ouvir seus fieis e saber o que a população acha de seu autoritarismo! Faça isso e saberá que aqui não é seu lugar!