O recadastramento biométrico na 41ª Zona Eleitoral, que teve início em abril e vai até o dia 17 de dezembro desse ano, atingiu nos últimos dias, a marca de 8 mil eleitores cadastrados.
Segundo Raul Sérgio Aragão Ventura, Chefe do Cartório Eleitoral, a meta do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é revisar 80% das 34.673 inscrições eleitorais regulares, das quais 28.883 são de eleitores de Esperantina e 5.790 de pessoas de Morro do Chapéu do Piauí. Mas, de acordo com o servidor, a maior dificuldade em alcançar o percentual de revisões almejado pelo TRE está no baixo número de comparecimentos. O Cartório Eleitoral conta hoje com 12 kits instalados, o que possibilitaria o atendimento de cerca de 40 pessoas por hora e 240 por dia.
Porém, menos de 180 pessoas, em média, procuram o Cartório Eleitoral diariamente.
“Escutamos alguns eleitores relatarem que estão deixando para fazer o seu cadastramento depois, acreditando que por conta da aglomeração de pessoas na porta do Cartório, o atendimento será muito demorado. É um equívoco. Como dissemos, com a equipe de 12 atendentes, as filas diminuem rapidamente. Há dias em que às 10 horas não há mais eleitor aguardando atendimento. Nem é necessário que o eleitor chegue muito cedo ao Cartório. Ele pode vir em qualquer horário, entre 7 e 13 horas, que será atendido. Não estamos limitando a quantidade de senhas”, afirmou o Chefe do Cartório.
Ele também faz um alerta. Caso o eleitor não compareça logo, aí sim, poderá enfrentar maiores dificuldades para revisar a sua inscrição eleitoral. “Se a quantidade de eleitores que está procurando o Cartório se mantiver nesse ritmo, não é difícil prever que teremos longas filas no final do período do recadastramento”.
Para fazer o seu recadastramento biométrico, o eleitor deve levar o título de eleitor original e os originais e cópias do documento de identificação, do CPF se tiver e do comprovante de residência.
O período da emissão do comprovante de domicílio deve ser de 3 meses a 1 ano antes do mês em que o eleitor está requerendo a revisão. Se o requerimento é feito em agosto, por exemplo, o eleitor deve trazer um comprovante de residência que tenha sido emitido entre agosto de 2014 e maio de 2015.
O comprovante também precisa estar em nome do eleitor. Mas, caso esteja em nome dos pais, avós ou cônjuge, ele é aceito pelo Cartório Eleitoral, desde que seja comprovado o vínculo familiar através de outro documento, como certidão de casamento, casamento religioso, declaração de união estável ou certidão de nascimento de um filho do casal.
O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 13 horas.
Confira o trabalho de recadastramento, abaixo: