Geral

Salas da Cidadania serão implantadas em 104 municípios do Estado

pnage-piauiA Secretaria Estadual de Administração, por meio da sua Unidade de Modernização, implantará, em um prazo de 90 dias, as 20 primeiras Salas da Cidadania nos 104 municípios que não possuem cartórios no Piauí. A meta do governo é que até o final de 2010 em todas essas cidades tenham locais de atendimento de cidadania básica, com a expedição de documentos pessoais.

As salas serão instaladas nas cidades que já receberam a visita da comitiva de técnicos do Governo do Estado. A ultima dessas visitas técnicas foi feita, na semana passada, aos municípios da região dos Cocais e da Planície Litorânea. A comitiva é formada por técnicos das Secretarias de Administração, Segurança, Serviço Nacional do Emprego e Agência de Tecnologia da Informação.

“Nós estivemos em Cabeceiras, Esperantina, São João do Arraial, Joaquim Pires, Buriti dos Lopes e Cajueiro da Praia. Nós ainda vamos visitar nessa primeira fase Jacobina, Caridade, Simões, Marcolândia, Alegrete, Fronteiras, Pio IX e Francisco Macedo”, completa Raimundo Pereira, diretor de Modernização do Estado.

Raimundo Pereira explica que na maioria dos municípios visitados pelos técnicos serão instaladas as Salas da Cidadania, mas em algumas cidades de médio porte como Esperantina e Campo Maior serão implantadas os chamados Espaços da Cidadania, que serão centrais de atendimento mais completos com serviços mais amplos.

“Além da expedição de documentos como identidade e registro de nascimento, nessas centrais de atendimentos serão oferecidos serviços do SINE, Agespisa, Junta Comercial, Junta Militar e outros serviços inerentes ao atendimento ao cidadão”, cita Raimundo Pereira.

O Diretor ressalta que a cidade de Teresina terá a maior dessas centrais de atendimento. O Espaço da Cidadania da capital passa por reforma, que inclusive, está prestes a ser concluída. O local contará com mais de 17 instituições parceiras e oferecerá mais de 100 serviços à população. Esses espaços de atendimento ao público estão sendo financiados pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE).

Fonte: PortalAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo