GeralPolítica

Consulta Pública é marcada com muitos debates em Esperantina

AutoridadesA Consulta Pública do Território dos Cocais, realizada durante todo o dia de hoje, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro, na cidade de Esperantina, contou com a participação de centenas de populares e de representantes de 16 ministérios do Governo Federal, bem como também, representantes do Governo Estadual e Prefeitos Municipais da região do Baixo Parnaíba Piauiense.

AutoridadesDentre as inumeras autoridades que  marcaram presença ao evento estavam o representante do Governo do Estado em Brasilia, Roberto John, o prefeito da cidade de Barras, Manin Rêgo, Francisco Limma da cidade de São João do Arraial, Lucidio Rebelo da cidade de Morro do Chapéu do Piauí, Deputado Estadual, Dr. Pinto, Padre Ladislau e tantas outras personalidades do mundo politico.

Banda de BarrasO evento teve a participação das Bandas Municipais das cidades de Esperantina e de Barras que em conjunto executaram o Hino Nacional brasileiro, além de exposição de artesanato e de outros produtos da região.

Júlio MiragayaDurante a abertura do evento Júlio Miragaya, Coordenador Geral do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte e um dos representantes do Governo Federal, falou que a Consulta Pública do Território dos Cocais tem como objetivo ouvir e debater com a sociedade da região as ações que são estratégias para promover o desenvolvimento sustentável nos 77 municípios piauienses, maranhenses e cearenses, inseridos na área de abrangência do plano.

Júlio Miragaya disse que ficou muito feliz com a participação de mais de 500 pessoas envolvendo, prefeitos, secretários, entidades e populares de vários municípios que compareceram para prestigiar e participar dos grupos de trabalhos durante a Consulta Pública na cidade de Esperantina.

Chico AntônioO Prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, anfitrião do evento começou o seu discurso dando as boas vindas a todos os presentes e aproveitou para agradecer a coordenação geral do evento por ter escolhido a cidade de Esperantina para sediar importante encontro.

Chico Antônio disse que no passado era necessário os prefeitos ter que se deslocar de seus municípios para se dirigir até Brasília para tentar se encontrar com o Presidente Lula, e agora é feito o contrário o Lula manda sua equipe de técnicos até os nossos municípios para saber o que estamos precisando.

“É preciso que o Governo Federal invista em obras estruturantes como a ponte que liga Luzilândia ao Estado do Maranhão, a BR 222 que vai ser possível ligar os estados do Piauí, Maranhão e o Ceará entre tantas outras obras importantes para esta região”, falou o Prefeito.

O prefeito lembrou ainda, que a cidade de Esperantina ficou de fora do projeto da Bacia do Parnaíba no que se refere a questões de saneamento básico, cujo projeto, está avaliado em R$ 24.000,000,00 de reais.

Manin RegoFinalizando Chico Antônio disse que o Governo Federal tem que aumentar os investimentos na área da energia elétrica e que o município de Esperantina será contemplado em breve com 1975 ligações dentro do Programa Luz para Todos.

O prefeito de Barras Francisco das Chagas Damasceno o popular Manin Rego falou das potencialidades existente na região e disse que o momento é de união entre todos os municípios que integram a região do Território dos Cocais.

Francisco LimmaManin Rego disse que as discussões são importante principalmente quando envolve a participação da sociedade nos debates.

No final de seu discurso o Prefeito barrense solicitou que o Governo Federal, invista em obras estruturantes, principalmente no que se refere a questões relacionadas a área da saúde nos municípios que foram atingidos com as enchentes. Manim aproveitou para solicitar também que seja, construído em seu município, um prédio da Caixa Econômica Federal.

Lucidio RêbeloJá o Prefeito Francisco das Chagas Limma da cidade de São João do Arraial, declarou como de suma importância a união de todos os municípios neste momento na integração do turismo sustentável da região do Território dos Cocais.

Segundo Limma o momento não é de dividir e sim de somar em beneficio do desenvolvimento daVanessa Melo e Paulinho população e das riquezas existentes em cada um dos municípios envolvidos dentro do Território.

Lucidio Fortes Rebelo, prefeito da vizinha cidade de Morro do Chapéu do Piauí falou que todos têm que ter equilíbrio e agilidade na implantação deste programa e não procurar pensar somente e exclusivamente em seu próprio município.

Confira a cobertura completa do evento:

[nggallery id=248]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo