Geral

Quem pode ser chamado "doutor"

doutoradoNão é raro ouvirmos por aí as seguintes expressões: ” Como vai você Doutor?” ou ainda outras em que a palavra é usada sem o devido merecimento, mas , afinal, quem pode receber o famoso “Dr” ?

A palavra “doutor” é uma das mais antigas das existentes em português e se repete em inglês (doctor), em espanhol (doctor), em francês (docteur), em italiano (dottore), em alemão (doktor) e, com ligeiras variantes, praticamente em todas as línguas modernas.

O termo “doutor” também é tradicionalmente usado nos países de língua portuguesa e para referir-se a médicos e advogados. No Brasil e em Portugal, vem de uma longa tradição também referir-se a advogados, promotores, juízes (magistrados) e mais recentemente os Solicitadores uma vez que o acesso à profissão carece de Licenciatura, sendo que grande parte possui já mestrado e outros profissionais do Direito como “doutores”. Mais amplamente, no Brasil especificamente, costuma-se usar o tratamento “doutor” na línguagem popular como fórmula de reverência e respeito. Esse hábito não é recomendado pelo Manual de Redação e Estilo da Presidência da República Brasileira; que diz o seguinte: “doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações”.

Existem discussões, às vezes propagados até em alguns cursos de Direito, de que o título de doutor também teria sido conferido aos advogados por meio de atos normativos. O primeiro diz respeito a um alvará, baixado por Dona Maria, a Pia que dava o título de Doutor aos advogados portugueses nas cortes portuguesas, mas esse alvará, segundo alguns, nunca existiu. O outro ponto diz que o título teria sido dado aos advogados por meio de um decreto de Dom Pedro I, na lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil. O artigo 9o dessa lei, que é de 11 de Agosto de 1827 (pouco tempo anterior ao ainda vigente Código Comercial de 1850), diz o seguinte: “Os que frequentarem os cinco anos de qualquer dos cursos, com aprovação, conseguirão o grau de bacharéis formados. Haverá também o grau de Doutor, que será conferido àqueles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos que devem formar-se, e só os que o obtiverem poderão ser escolhidos para Lentes”. Essa lei diz apenas que os que completarem os cinco anos do curso de direito serão bacharéis. Para a obtenção do grau de Doutor, seria necessário o cumprimento do estabelecido nos estatutos – esses estatutos dizem respeito as regras estabelecidas pelas faculdades de Direito existentes na época – e, apenas quem conseguisse esse título poderia se candidatar as Lentes (cargo equivalente hoje ao de Livre-Docente.)[3].

Requisitos para a obtenção do grau de doutor

Os requisitos para a obtenção do grau de Doutor variam significativamente de país para país.

Doutoramento (português europeu) ou doutorado (português brasileiro) é um grau académico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que pode ser uma universidade, um centro universitário, uma faculdade isolada. Com o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente).

Neste grau académico espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

Fonte:http:Wikipedia.org/wiki/Doutor

]]>

7 Comentários

  1. Bom concordo com alguns pontos, mas conheço varias pessoas que nem se quer tem o 2 grau e sao chamados de doutores. Conheço um tecnico de uma equipe de futebol bem conhecida daqui de esperantina que todos chamam de doutor ……, pelo menos quem estuda deve ter o direito e a populaçao tem que deixar de ser igorante e parar de chamar que nao se enquandra nesta categoria, ninguem pede para ser chamado de doutor, chama quem quer e se nao gosta deve falar….

  2. As enfermeiras estão mais preocupadas em ser chamadas de doutoras do que cuidar de seu trabalho.
    Vão trabalhar que é melhor e fazer jus ao seu salário !

  3. ESTOU VISITANTO ESSE PORTAL PELA 2ª VEZ,ESTOU OBSERVANDO QUE tem muitas pessoas preoculpado com profissional Enfermeiro que prefere ser chamado de Doutor,simplemente vejo que essa polêmica foi levanta devido o corrido acidente envolvendo um mototaxita e uma senhora que foi identificada como enfermeira,no entanto tem pessoas que ñ conhece a importância desse profissional,fica escrevendo abobrinha…quero resaltar, que sem esse profissional ñ existiria o funcionamento adequado na saúde…pesso que essas pessoas reflita antes de por algo em um portal de circulação,que venha acredi uma classe de suma importânia…pessoal vão estudar …pq um dia vcs podem ser chamados de doutores tbm…sou simplemente admiradora da classe…

  4. Concordo com voce Waleria, nao é pq a dita cuja que se diz ser enfermeira é ignorante, egoista, arrogante e dentre outras qualidades ou melhor defeitos que todas dessa classe de grande importancia tambem é, nao devemos generalizar. Digo isso pq a conheço e sei que ela é isso mesmo, muito mal educada, pessoas desse tipo nao devem estudar na area da saude ja que vamos estar diretamente cuidando de seres humanos. A prepotencia nao leva ninguem a nada, se levar com certeza nao sera para um bom lugar. Esperamos que depois dessas criticas ela tenha conciencia do erro que a cometeu e deixar de comete – los novamente.Vamos sempre nos colocar no lugar do proximo para que possamos ser seres humanos dignos e sempre respeitando os outros.

  5. Duvi..d o do.. que a Waléria seja uma simples admiradora da classe, rsss , tem enfermeiros e enfermeiras competentes isso tem mas tem uns que so fazem o básico qualquer coisinha a mais ja se referem ao pagamento dizendo que não ganham para tal, a maioria digo a maioria só faz o básico e quase não trabalham chegam tarde no trabalho, e já querendo ir embora, falando em ir embora visitem o psf do fazendinha que o médico só vai quando quer e vai embora antes das 11:00 aliás fiscalizem todos os postos, quero ver no que vai dar e botem a matéria do mototaxista estou curioso.

  6. É verdade Sérgio, pra quem nao sabe a carga horario dos psf tem que ser 40h ou seja 8 h por dia, mas qual o profissional aqui em esperantina que faz? muito dificil, alias no posto do morro da chapadinha nao tem medico, a enfermeira é brutinha, ignorante tambem, sendo assim a procura é muito pouca. O psf tem que fazer a prevençao, promoção da saude coisa que muitos nao fazem, isso depende de cada profissional colocar em pratica esse programa otimo que é a ESF (PSF). Profissionais voces que estudaram, passaram anos na universidade vamos honrrar cada profissao e fazendo o que tem que ser feito mas direito, com disciplina e responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo