Geral

Hackers atacam Portal Meio Norte da mesma forma que atacaram o jornalesp.com

O Portal Meio Norte (www.meionorte.com) vem sofrendo desde a madrugada da última quinta-feira, dia 20, uma série de ataques hackers contra o seu servidor de dados na empresa Ip Carrier, localizada em Orlando, na Florida, Estados Unidos.

Os ataques foram identificados como sendo da modalidade Distributed Denial of Service (DDoS), que se dá quando um atacante consegue infectar uma máquina master, que por seguinte comanda outros computadores chamados de agentes, esses são responsáveis por enviar, de forma não identificada pelo usuário, requisições de acesso à vítima, no caso o Portal Meio Norte.

“Uma série de computadores ligados a internet, em vários lugares do mundo, estão enviando requisições, sem que os usuários saibam, de acesso ao Portal Meio Norte. Eles funcionam como zumbis comandados pelo atacante Esse grande número de requisições termina por tornar insustentável a permanência no ar do Portal Meio Norte”, explicou Jefferson Carvalho, presidente da Ip Carrier.

No entanto, cinco profissionais americanos especialistas em segurança na internet estão trabalhando na sede da empresa nos Estados Unidos, desde o primeiro ataque, a fim de restabelecer o pleno funcionamento do Portal Meio Norte. “Nossa equipe está mobilizada em fazer retornar o serviço, acreditamos que ainda durante o final de semana o problema será resolvido”, disse Jefferson Carvalho.

Os “rastros” do atacante, coletados pelos especialistas da Ip Carrier, estão sendo guardados para posterior ingresso de processo na Justiça dos Estados Unidos a fim de identificar e punir os culpados pelos ataques ao Portal Meio Norte. “Esses dados serão levados para a justiça americana, pois nosso servidor está sob a jurisdição desse País. Aqui, as medidas judiciais para criminas de internet são bem mais severas que no Brasil, se o atacante foi brasileiro, ou não, responderá tendo como base as leis dos Estados Unidos”, destacou Jefferson Carvalho.

Força dos Ataques

Os dados coletados pela Ip Carrier apontam para o envio de 500 mil solicitações de acessos, por minuto, ao Portal Meio Norte. Algo em torno de 720 milhões de acessos, por dia, sendo números inimagináveis para usuários normais em qualquer portal do Brasil.

Ataque Para Derrubar

Para o presidente da Ip Carrier, Jefferson Carvalho, os ataques fazem parte de uma ação orquestrada com o único objetivo de retirar do ar o Portal Meio Norte. “Esse tipo de ataque não tem por objetivo subtrair alguma informação do banco de dados do portal, nesse caso as notícias, fotos, ou vídeos estão intactos. O único objetivo é retirar do ar o Portal Meio Norte, a fim de prejudicar a trajetória ascendente de acessos de usuários comuns registrada em nosso servidor. Um ataque desses requer gatos com a contratação de um profissional que entenda do sistema, acesso a internet, tempo, dinheiro e tem a única finalidade de prejudicar o Portal Meio Norte”, disse Jefferson Carvalho.

Fonte: Jornal Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo